Jonh Dalton


Nasceu a 6 de Setembro de 1766, em Eaglesfield, Inglaterra, e morreu a 27 de Julho de 1844, em Manchester. Foi um Químico e Físico inglês, considerado o "Pai" da Teoria Atómica sobre a qual assenta a química moderna.
         Aos seus 12 anos revelou dotes científicos especiais ao substituir o seu professor de Matemática na
Quaker’s School de Springfield.  Em 1781 transferiu-se para Kendal onde leccionou por algum tempo, até que em 1783 se mudou para Manchester, onde se estabeleceu definitivamente.
         Dalton dedicou-se ao ensino de matemática, física e química no New College, em Londres, fazendo também diversos trabalhos ligados à meteorologia, contribuindo para o seu avanço.       
         Na sua teoria atómica moderna, toda a matéria era formada por partículas extremamente pequenas, os átomos. Estes, eram indivisíveis, variavam de elemento para elemento e combinavam-se entre si formando compostos. Os seus princípios básicos foram apresentados, sob o nome de “Absorção de gases pela água e outros líquidos", a 21 de Outubro de 1803 à Literary and Philosophical Society (Sociedade Literária e Filosófica), de Manchester, onde em 1800 se tornara secretário apresentando durante vários anos diversos documentos referentes a quatro ensaios: A constituição da mistura de gases; a pressão de vapor e outros vapores em diferentes temperaturas tanto no vácuo como no ar; na evaporação; e a expansão térmica dos gases.
          Formulou a lei que ficou conhecida por "Lei de Dalton", segundo a qual a pressão exercida por uma mistura de gases ideais é igual à soma das pressões de cada um dos componentes da mesma.
         Descobriu também a anomalia da visão das cores, conhecida por daltonismo, que consistia na incapacidade de distinguir diversas cores no espectro, atingindo frequentemente o verde e o vermelho – o mesmo sofria de tal irregularidade – tendo dado início, em 1794, a observações e experiências em relação às particularidades da visão.
        Dalton estabeleceu ainda a lei das proporções múltiplas, segundo a qual as quantidades do mesmo elemento que se unem com uma quantidade fixa de outro elemento para formar, em cada caso, um composto diferente estão na razão de números inteiros simples.
        Thomson continha um esboço da Teoria de Dalton na terceira edição do seu “Sistema de Química” (1807). Jonh Dalton lançara “New System Filosofia de Química” em 1808 quando passados dois anos aparecera a segunda parte deste volume. No entanto, a primeira parte do volume não tivera sido publicada até 1827.
       Dalton foi presidente da Lit & Phil desde 1817 até à sua morte, onde deixou 116 memórias, nas quais as mais importantes são: em 1814 este explica os princípios da análise volumétrica; em 1840, um documento sobre os fosfatos e arseniatos que não fora aceite pela Royal Society.
        Em 1825, recebeu a medalha da Sociedade Real pelo seu trabalho relativamente à teoria atómica. Possuía grande capacidade de ensino e dedicação às ciências.
John sofreu um Acidente Vascular Cerebral em 1837 que se repetiu no ano seguinte e depois, em Maio de 1844. A 26 de Julho registou a sua última observação meteorológica e, no dia seguinte, a 27 de Julho de 1844 foi encontrado sem vida no seu quarto em Manchester.


Sem comentários:

Enviar um comentário